Depois que postei a primeira vez sobre a volta das fraldinhas de pano, recebi dezenas de mensagens no Instagram, de mamães que não conheciam e que queriam saber um pouco mais sobre a "novidade", então resolvi fazer esse post um pouco mais informativo que o anterior. Se você não leu a Parte 1 clique aqui.
Você sabia que as fraldas descartáveis respondem por 30% do lixo não reciclável do mundo e que segundo especialistas 1 bilhão de árvores precisam ser cortadas pra dar conta da produção mundial? Cada fralda descartável leva em média 500 anos para se degradar e está em constante liberação de gases de estufa.
Uma análise da Real Diaper Industry Association, mostrou que as descartáveis tiveram três vezes mais gastos na fabricação. E que os produtos envolvidos na obtenção de seu plástico seriam mais perigosos do que os usados na produção do algodão, e apesar de muitos argumentarem que o uso da fralda de pano gasta recursos escassos, como água e energia, a agência Meio ambiente do reino Unido, concluiu após um estudo feito em 2008 que as fraldas de pano causariam 40% menos dano ao meio ambiente se lavadas de forma consciente, sem gastos excessivos.
Bom, até aqui já temos razões suficientes para considerar essa troca, certo? Mas os benefícios não param por aí, afinal não podemos esquecer do fator economia. Isso mesmo, um enxoval completo custa 1/6 do que voce gastaria com o tradicional de descartáveis, e mais, além de economizar em recursos naturais e dinheiro, ainda tem outro grande benefício, que é a saúde do seu bebê.
Aqui em casa por exemplo, o Noah é alérgico às descartáveis, e a grande razão e que as FDs* não deixam o bumbum respirar, como as FPs*, aumentando assim as chances de acontecerem assaduras, dermatites e alergias, permitindo que a pele sensível do bebê fique em contato com substâncias tóxicas e nocivas encontradas no seu interior.
Agora que vocês já viram que temos razões suficientes para apostar nessa idéia, já podemos voltar a nossa história certo? Onde estavamos mesmo? Ahhhh! Na Bambino Mio, minha segunda escolha de marca de fraldinhas.
Quando minha mãe e minha avó vieram me visitar, um dia elas sem saber, pegaram a BM na gaveta e colocaram nele, e vieram super felizes me contar que essa fraldinha era muito mais fácil de ajustar, e que todas deveriam ser assim. Apesar dela ser bem grande, ela coube perfeitamente nele, e percebermos que ela dura muito mais tempo que as outras, fazendo delas perfeitas para so noturno.
Desde então não demorou muito pro velcro e a facilidade virarem preferência da casa, pricipalmente do papai de da vovó, que ainda se enrolam com os botões de ajuste duplo da Charlie Bananas. Conclusão, completamos nosso enxoval quase que todo com BM e ela virou nossa queridinha, e se não fosse pelo volume, ate me arrependeria de não ter feito nosso enxoval completo com elas.
As lavagens são feitas a máquina, com sabão sem amaciante sempre.
Uma vez por mês colocamos os absorvente de molho em agua fervida com um pózinho de pré lavagem que desconstrói amônia que achei no Amazon, depois lavo normalmente na máquina, porém adiciono duas colheres de vinagre no compartimento do amaciante, e uma colher de uma misturinha de bicabornato e sal junto com as fraldinhas.
Bom, acho que já podemos encerrar por aqui, espero que tenha tirado a dúvidas de muitas e até ajudado algumas a lutar pelo futuro do nosso planeta, afinal se cada um fizer um pouquinho, juntos chegamos longe.
*FPs - Fraldas de pano
FDs - Fraldas descartáveis