Quando eu estava gravida e falei que iria usar fraldinhas ecológicas, a grande maioria das pessoas não só se surpreendiam como também não escondiam a cara de desaprovação, afinal, todos tem aquela idéia das fraldas antigas, que além de não serem tão higiênicas, eram bem pouco práticas. Claro que eu tentei explicar que era um sistema novo, ainda assim, quem nunca franziu a testa pro desconhecido, que atire a primeira pedra.
A primeira vez que ouvi falar das fraldinhas já fiquei bastante interessada, pois além de serem amigas da natureza, as estampas são de matar qualquer mamãe de amore. O bebê de uma amiga nasceu e vi que ela tinha super adotado a "novidade". Pergunta vai, pergunta vem, soube de váaaaaarias mães do meu círculo que estavam aderindo e adorando, resolvemos testar e comprar umas poucas pra ver como iríamos nos adaptar.
Com tantas marcas diferentes, tive que revirar a internet de cabeça pra baixo pra encontrar a opção mais "segura", já que trabalhos domésticos nao eram (são) meu forte. Precisavamos de algo que fosse quase como uma descartável, e sabíamos que se fosse me dar mto trabalho, com o tempo se tornariam inviáveis. Foi aí que descobrimos o sistema AIO (All in one).
O sistemas AIO, que traduz para "Tudo em um" foi criado justamente para ser : PRÁTICO. Pra ser quase uma descartável mesmo. O absorvente já vem costurado a capa, e você não precisa estofar como as fraldas Pocket, que são as fraldas de bolso. Além disso, também precisariamos escolher o sistema de fechamento: velcro ou botão, o de ajuste: elástico caseado ou botão, o material dos absorventes, que alem de determinarem a velocidade e tempo de absorção, ainda definem a localização do mesmo, e além disso tudo, a marca da bendita. Eram muitos detalhes pra uma mãe só, de fazer qualquer mortal desistir. Mas vamos aos poucos, prometo que depois de escolhidas, a prática se torna bem mais fácil que a teoria.
Vou começar falando das marcas, porquê elas foram um grande, senão o mais forte fator determinante na nossa escolha. Tinhamos três caminhos a seguir, ou variar entre eles, como fazem muitos: as marcas nacionais, as gringas ou européias e as chinesas.
A princípio considerei comprar as chinesas, ja que os precinhos tão bonitos quanto as estampas haha, mas quando comecei a ler um pouco mais, decidi pagar um pouquinho mais e escolher um produto de melhor qualidade, e nem falo das fraldas em si, mas dos tecidos, das fibras, já que algumas delas poderiam reter odor, e eu nao tinha nem tempo nem disposicao de viver de stripping* e misturinhas. Não que isso não possa acontecer com qualquer outra marca, mas quem entende de tecido sabe, o quanto a qualidade dele e importante.
Já as nacionais, além de custarem quase o mesmo valor das gringas, vinham desde já com várias dificuldades, pagar o frete e esperar pela boa vontade dos correios não era uma rápida nem barata opcão.
Outro fator que foi primordial, foi o fator volume. Apesar das fraldinhas fazerem bem mais volume que a descartável, não curtia muito aquelas fraldas que o final delas passa o joelho dos bebes e eles mal podem se mover, e foi entao que soube que as fraldas de elástico caseado, além de terem o tamanho mais personalizável, diminuindo as chances de vazamento (Yey!!) também faziam bem menos volume que as de ajustes com botão. E assim conhecemos a marca Charlie Banana.
Charlie Banana é uma marca criada em Hong Kong em 2010, apesar de serem AI2 (All in two), sistema que tem os absorventes soltos das capas, tem o tal do elástico caseado e é conhecida como uma das marcas mais fitted do mercado, se ajustando com perfeição desde o nascimento até o uso do banheiro, e ainda tem a vantagem de cada uma delas virem com 2 absorventes, assim você tem um estoque a mais para quando alguns estiverem secando secando e para dobrar o numero de absorventes usados quando o bebê estiver maior, sem ter esse custo extra, além disso eles são hybridos, ou seja você pode utilizar os absorvente descartáveis da mesma marca em viagens, passeios mais longos. Por tudo isso começamos nosso enxoval pedindo 12 CBs, com a certeza que seria a marca que mais atenderia às nossas necessidades. Apesar do precinho mais salgados, como compramos pelo Amazon conseguimos aproveitar várias promoções, inclusive algumas pelo mesmo preço das chinesinhas.
"Na metade do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra na metade do caminho." Hahaha. E o nome dessa pedra era Bambino Mio. Com suas estampas de enlouquecer qualquer fraldeira não preciso nem falar que elas ganharam meu coração.
Apesar do nome em italiano, a marca Bambino mio é originalmente inglesa, são fraldinhas AIO de ajuste de botão e de...aqui está o grande segredo...VELCRO, mas já já chegamos nessa parte.
À princípio o que me chamou atenção nelas foram as estampas. Pedimos uma para experimentar e quando chegou fiquei encantada com a qualidade, mas achamos o tamanho absurdamente grande. Nao ia caber nele antes dos 6 meses (Começamos a usar fraldinhas de pano aos 15 dias por aqui). Conclusão: foi pro fundo da gaveta.
Não, nossa história de amor com a Bambino Mio não termina por aqui, e também já sei que ainda não expliquei pra vocês como está sendo a rotina com o uso exclusivo e porquê decidimos assim. Nem mencionei tudo o que estamos usando para complementar as lavagens, acessórios e nem sobre as trocas fora de casa, mas isso vai ser assunto do prximo post, antes que esse vire um livro.