top of page

BLW - Bebê no comando

Um dos temas mais comentando e questionados no meu Instagram é o da alimentação de Noah. Nós escolhemos começar a introdução alimentar utilizando um método que se chama BLW. O Baby-led-weaning.

O BLW é um método onde a introdução de sólidos (literalmente) é guiada pelo bebê e utiliza-se comidas em pedaços ao invés das tão tradicionais papinhas. 

Entre os benefícios do BLW estão o incentivo a mastigação, que possibilita o desenvolvimento harmonioso de estruturas da face, maior autonomia, melhor aceitação de diversas variedades e texturas de alimentos, a possibilidade de manter a capacidade de auto-regulação, a oportunidade de ter as refeições de família e de construir uma melhor relação com a comida. Como se tudo isso ja não fosse suficiente, diferentes pesquisas apontam que crianças que começaram a comer utilizando o método tem menos possibilidades de desenvolver diabetes, obesidade e seletividade alimentar.

E como nós acreditamos que a alimentação tem um papel essencial na qualidade de vida e prevenção de doenças e a única idéia que nos fazia ter alguma dúvida, é algo que aterroriza a maioria das mamães que escolhem o método: o medo do engasgo, não pensamos duas vezes antes de começar a estudar e nos acessorar para aplica-lo da maneira mais segura possível.. 

Depois de entender a diferença entre engasgo e reflexo de gag, e ter também o apoio da nossa querida pediatra e de nossa acessora, seguimos bravamente nessa jornada. Comecei a IA 3 dias antes de Noah completar 6 meses, pois ele já cumpria com todos os requesitos para iniciar o BLW e como eu voltaria a trabalhar em breve, queria poder estar presente nas primeiras refeições. 

Começamos com manga, e posso dizer que sou uma mamãe de sorte, já que. a tracinha que tenho em casa devorou o que lhe foi oferecido desde o primeiro dia. É normal e comum que alguns bebês demorem meses até de fato colocarem algo na boca, chegarem a mastigar e engolir o alimento. 

Depois de quase 3 meses e meio, posso atestar que definitivamente foi a melhor escolha que poderíamos ter feito. Primeiro porque nunca me vi como essas mães que dão a comida ao bebê correndo atrás deles, enquanto ele brinca por toda a casa, nesse caso, a autonomia era fundamental para mim. Ver meu filho desenvolvendo coordenação motora fina antes dos 7 meses e o gosto que ele desenvolveu pela comida saudável e até mesmo pela comida em si é impagável. Isso sem falar em nossas deliciosas refeições em família e o privilégio de poder comer meu prato quentinho e ao mesmo tempo que todo mundo. 

Quando e se tivermos outro filho certamente vamos trilhar esse caminho outra vez, e a qualquer mamãe que perguntar, não hesitarei em recomendar o método, a final de contas graças a ele aqui em casa, hora do  papá, é hora do aprendizado, do prazer e da diversão. 


bottom of page