top of page

Os taurinos que me desculpem, mas a mudança é fundamental - Uma mensagem a todas as mães

Durante meu pós parto ouvi a seguinte frase de uma amiga : "São as nossas marcas e cicatrizes que fazem de nós mulheres, únicas e especiais." Tal frase não poderia ter sido dita em melhor momento, afinal, que mulher depois de passar por uma gestação não tem sua auto estima pelo menos um pouco abalada? Muita coisa muda, não só nosso corpo, mas também nossa mente. Posso garantir, que para a grande maioria de nós, depois de ter um filho nada nunca mais será como antes, até porque, ao fim e ao cabo, nada nunca é como foi um dia.

É necessário aprender a amar e apreciar cada pedacinho de nós, e acho que a maternidade trás isso. Você conhece o amor incondicional e percebe o que realmente importa em si mesma, e finalmente entende que o mais bonito que tem é o seu olhar, o sorriso, que trazem calor e ternura à um ser tão vulnerável, que depois de um dia difícil de muitas descobertas, só quer ouvir sua voz e sentir seu cheiro, e então ao invés de rezar por curvas mais bonitas, você só reza por poder vê-lo e senti-lo todos os dias das suas vida. Não que isso te impeça de rezar pelas duas coisas, afinal você até o faria se suas noites de insônia, não tivessem sido trocadas por tanto sono. A gente dorme, e sonha antes da oração chegar ao final.

Apesar de todo o sentido que esse presentinho dos céus traz pras nossas vidas, ainda é importante sentir nos bem com nós mesmas, claro que isso inclui nos aceitar com nossas qualidades e defeitos e entender a unicidade e deliciosidade de ser quem se é. É preciso trazer essa beleza que vem de dentro, e fazê-la refletir do lado de fora, e mostrar que além de mãe, você também é mulher.

Falo de beleza de verdade, não da falsa beleza que nos vendem as revistas. Falo de estrias mostradas com orgulho, em uma pele bem hidratada por uma mulher vaidosa. Falo de celulites que mostram cada gotinha de amor que há em você, nas lindas pernas de uma mulher saudável, que respeita seu corpo, que gordinha ou magrinha, exercita corpo e alma, na gordurinha que pula da calça jeans porquê não esconde a sobremesa que você não deixou de comer com a família no Domingo, na cicatriz que trouxe o amor da sua vida ao mundo, na imperfeição quase perfeita que mostra que vive-la e construi-la não teve preço.

Muitas vezes cuidamos do mundo, e quase não sobra tempo de cuidar de nós. Por isso não se esqueça mulher. Ame-se e lembre-se, que a beleza é singular, é inexata, é imprecisa, diversificada e desigualada. A beleza está em ser feliz com quem se é, e amar cada pedacinho seu e se lembrar todos os dias, que igual a você, outra não há. E como diria Coco Chanel, ser única já é suficiente, pra te fazer inesquecível.


bottom of page